Ir para conteúdo

António Manuel Ribeiro

António Manuel Ribeiro

Nasceu em Almada, em 1954, é músico, compositor, cantor, poeta e líder da banda UHF. Abraçou também os livros e as canções com a sua poesia.

Estudou em Almada e depois do 5º ano do liceu passou para o liceu D. João de Castro, em Arquitetura, mas a literatura e a poesia falaram mais alto. Mudou-se para Letras, e repetiu o ano, apesar do seu jeito para o desenho. José Barata Moura foi um dos seus professores. Em 1975, vivia da pintura, outro dos seus dotes artísticos. Mas foi no início da adolescência que percebeu a vocação para a música e, aproveitando o jeito para a marcenaria, construiu a sua primeira guitarra.

Entrou na Faculdade de Direito em 1975 e dois anos depois mudou para a de Letras, onde foi aluno de Urbano Tavares Rodrigues.
Em 1976 entrou no jornal Record, onde rapidamente passou de correspondente a repórter. Durante alguns anos conciliou o estágio profissional com a pintura e uma banda de covers. Em 1976, começa a trabalhar na secretaria da Câmara Municipal de Almada. No mesmo ano formou os Purple Legion, com Carlos Peres. Um ano depois, com entradas e saídas de elementos, mudam o nome para À Flor da Pele. Entra Renato Gomes e nascem os UHF.

No meio editorial marcou presença com Todas as Faces de Um Rosto (2002; Garrido Editores), Se o amor fosse azul que faríamos nós da noite? (2003; Garrido Editores), Cavalos de Corrida - A poética dos UHF (uma antologia dos poemas gravados pela banda e pelo autor entre 1979 e 2005; SeteCaminhos), O Momento a Seguir (2006, SeteCaminhos), Por Detrás do Pano–35 histórias contadas na rádio & outras confissões (2015; Chiado Editora) e És Meu, Disse Ela (2018; Guerra & Paz).