Ir para conteúdo

Plano Estratégico da Lourinhã

O Plano Estratégico da Lourinhã (PEL), documento concluído em janeiro de 2012, estabelece como Visão para 2020, um município atrativo, bem governado e amigável, com um pata­mar de progresso assente numa moderna gestão municipal, na elevação do perfil de qualificações dos seus recursos humanos, na aposta no planeamento e gestão estratégico e territorial, na salvaguarda e valorização dos recursos naturais e patrimoniais e na posição geográfica privilegiada.

Para 2030, a Visão proposta para a Lourinhã pelo PEL é a de um território atrativo e competitivo, assente na potencia­ção dos fatores endógenos que lhe conferem característi­cas únicas, transformando-o numa marca reconhecida e apreciada a nível local, regional, nacional e internacional, sabendo combinar a sustentabilidade ambiental e o cresci­mento económico, ancorado na participação cívica e numa governabilidade moderna e eficaz.

Apesar das limitações e constrangimentos financeiros, as Visões para a Lourinhã identificadas no PEL, mantêm-se. Por esse motivo é fundamental continuar a investir no plano estratégico, de modo a que, pelo menos neste território, alguns dos efeitos da crise económica e financeira possam ser atenuados, e se possam alavancar as oportunidades que estes tempos de mudança vão, apesar de tudo, criando. Note-se na Reforma do Estado e da Administração Local em curso, e nos financiamentos provenientes do novo Quadro Comunitário de Apoio que estabelecem desafios e oportunidades que o PEL, com a sua profundidade prospetiva, poderá ajudar a encontrar as respostas mais adequadas.

Monitorização - PEL
O Conselho de Planeamento e Gestão Estratégica da Lourinhã (CPGEL) é uma estrutura de caráter consultivo criada no âmbito e vigência do Plano Estratégico da Lourinhã que serve a aplicação, acompanhamento e avaliação do Plano, sendo constituída por individualidades e representantes de entidades relevantes com caráter económico, social e ainda por representantes dos órgãos municipais e CIM-Oeste e CCDRLVT.