Ir para conteúdo

Biografia de Agustina Bessa-Luís apresentada na Biblioteca Municipal da Lourinhã

Biografia de Agustina Bessa-Luís apresentada na Biblioteca Municipal da Lourinhã

A biografia de Agustina Bessa-Luís, intitulada “O Poço e a Estrada”, foi apresentada esta tarde, na Biblioteca Municipal da Lourinhã, pela autora do livro, Isabel Rio Novo, numa sessão onde foram contadas muitas histórias sobre a escritora.
O título da obra é retirado da obra “O Manto”, de Agustina Bessa-Luís, e é o primeiro livro da coleção de Biografias de Grandes Figuras da Cultura Portuguesa Contemporânea, da Contraponto. Segundo o editor, Rui Couceiro, o objetivo é publicar livros que sejam rigorosos, mas narrados com as caraterísticas de um romance de forma a envolver os leitores.

A biografia foi escrita a partir de vários testemunhos, material de investigações que a autora já tinha realizado sobre Agustina Bessa-Luís, entrevistas publicadas em jornais à biografada e testemunhos de quem privou com ela, documentação oficial e outros elementos. Serviu-se também da própria obra da escritora que tem muitos aspetos biográficos.

A escritora está afastada da vida pública desde 2007, por motivos de doença, mas curiosamente, em 2003, Isabel Rio Novo tinha realizado uma entrevista a Agustina Bessa-Luís, no âmbito de uma investigação universitária. “Pude conhecer a inteligência dela e o humor. Era uma pessoa muito risonha”, contou.

A autora compara esta biografia a um puzzle, onde faltam algumas peças “mas se olharmos, a imagem está lá e não seria diferente com todas as peças”.

Isabel Rio Novo não se coíbe neste livro de fazer algumas conjeturas, alertando sempre o leitor para a dúvida existente. “Tentei ser o mais honesta possível quanto isso”, referiu.

A sua investigação permitiu-lhe confirmar algumas histórias sobre Agustina Bessa-Luís como, por exemplo, o facto desta ter publicado, em 1944, um anúncio no jornal “Primeiro de Janeiro” que dizia: “Jovem instruída, deseja correspondência com pessoa inteligente e culta”. Foi assim que conheceu o homem com quem viria a casar em 1945. “Foi uma mulher muito à frente da sua época. Era alguém que não queria casar por encomenda ou ficar restrita ao ciclo de amizades próximas da sua família. É como, hoje em dia, conhecer alguém numa rede social e vir a casar com essa pessoa”, considera.

O factor essencial para a autora, foi a de conhecer a obra da biografada, que tem mais de 80 títulos publicados, entre ficção e não-ficção. “Não comecei do zero, já conhecia muito sobre a sua obra”, adiantou.

Isabel Rio Novo, nascida no Porto, é mestre em História da Cultura Portuguesa e doutorada em Literatura Comparada. Professora universitária e investigadora, leciona disciplinas como História da Arte, Estudos Literários, Escrita Criativa.