Ir para conteúdo

Um livro infantil que ajuda a responder a perguntas difíceis

Um livro infantil que ajuda a responder a perguntas difíceis

O auditório do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira recebeu esta manhã, 15 de maio, a apresentação de um livro que procura responder a perguntas difíceis que os filhos colocam aos pais e mães.
“A Viagem de Peludim”, com textos de Sara Rodi e ilustrações de Célia Fernandes é uma abordagem lúdica de várias temáticas relacionadas com a educação sexual que os pais, educadores e professores têm muitas vezes dificuldade em explorar.

Sara Rodi contou às crianças presentes na sessão a história da viagem de Peludim que viaja na sua nave pedalante até ao planeta Terra e conhece duas crianças, um menino e uma menina, procurando perceber o que os diferencia.

«Quem sou?», «De onde vim?», «Como nasci?» são algumas das questões respondidas, mas também outras mais atuais como a igualdade de género, o respeito pela diferença e a prevenção da violência sexual.

Na animada conversa desta manhã, as crianças contaram com já assistiram a animais a nascer em suas casas, demonstrando com naturalidade a forma como perceberam o que se passava.

O livro é acompanhado de um guia para adultos, com dicas para exploração da história, este é considerado como o livro que faltava para uma adequada educação sexual, desde a primeira infância.

A ilustradora, Célia Fernandes, teve o cuidado de fazer desenhos pouco coloridos e simples, para passarem uma mensagem mais fácil e eficaz.