Ir para conteúdo

Alunos do 9º ano aprenderam sobre “Escrever e Desenhar para Banda Desenhada”

Alunos do 9º ano aprenderam sobre “Escrever e Desenhar para Banda Desenhada”

“Escrever e Desenhar para Banda Desenhada” foi o tema da sessão promovida no âmbito do festival literário “Livros a Oeste” que teve lugar na manhã de 16 de maio, na Escola Básica Dr. Afonso Rodrigues Pereira, com a presença do guionista Nuno Duarte e da ilustradora Rita Alfaiate.
Numa sessão dirigida para os alunos do 9º ano daquela escola, foram apresentados os métodos de trabalho dos dois autores e dadas as mais variadas explicações sobre escrita e ilustração.

Nuno Duarte já escreveu diversos guiões para séries televisivas (como o Inspector Max e o “Bem-vindo a Beiras”, entre outros), novelas e para banda desenhada, preferindo trabalhar com livro devido à liberdade total que tem na criação. “Nas novelas e séries os orçamentos são muito limitados” e por isso tem de refrear a sua imaginação. Na BD, não há qualquer limite para o que imagina nas suas histórias, porque depois os ilustradores apenas têm de desenhar.

Com dois livros publicados, Rita Alfaiate contou aos estudantes como se refugiou sempre nos desenhos por ser uma criança muito introspetiva. Quando frequentou o 10º ano começou a desenhar BD e depois de se licenciar em Pintura, e com um mestrado em Desenho, foi nesta área que quis apostar profissionalmente.

No final da sessão houve várias perguntas dos alunos que se interessaram muito pelo trabalho destes dois autores.