Ir para conteúdo

Banda Desenhada em destaque em sessão na Escola Básica Dr. João das Regras

Banda Desenhada em destaque em sessão na Escola Básica Dr. João das Regras

A Escola Básica Dr. João das Regras recebeu esta manhã, 17 de maio, o desenhador João Sequeira e o argumentista André Morgado, numa sessão sobre Banda Desenhada, onde houve tempo para explicar os processos de criação destes dois artistas.
Um dos destaques foi o livro “Tormenta” que João Sequeira (Prémio Nacional de BD 2016) desenhou apenas a partir de indicações do argumentista, André Oliveira, sem qualquer diálogo escrito. Este é um álbum de banda desenhada que pretende ser um ensaio sobre o tempo, o silêncio e a aceitação. Embora não tenha legendas tem para ler.

André Morgado apresentou o seu livro “A Vida Oculta de Fernando Pessoa”, com ilustrações de Alexandre Leoni, onde o poeta tem pertence a uma Sociedade Secreta que tem como objetivo salvar a sociedade portuguesa de um mal.

Durante a sessão, João Sequeira fez um desenho da assistência composta por alunos da escola, o qual foi fotocopiado e entregue uma cópia a cada um.

No final, André Morgado e João Sequeira ofereceram dois livros seus a Francisco Sampaio, que foi o vencedor, na categoria do 3º Ciclo, da edição de 2019 do concurso de contos “Prémios Livros a Oeste”.
A Escola Secundária Dr. João Manuel da Costa Delgado recebeu, na tarde de 17 de maio, os poetas Regina Guimarães e João Rasteiro, para uma sessão onde reinou a poesia e tudo o que a envolve.
A sessão começou com uma conversa interativa com os alunos sobre a leitura e os livros. De seguida, fizeram um exercício de escrita com os estudantes a partir dos poemas que foram lidos em simultâneo. O chamado “exercício de catch” permite que os alunos percebam os mecanismos que levam a que captem melhor uma ou outra palavra. No final, depois de escrevem um texto poético, alguns dos participantes leram os seus poemas.

Esta foi a primeira vez que os dois poetas realizaram um encontro deste género, a partir de um desafio de João Morales, programador do festival literário “Livros a Oeste”.

Regina Guimarães nasceu no Porto e é uma poetisa, cineasta, dramaturga e letrista. A sua poesia caracteriza-se por uma forte musicalidade, associada a imagens fortes e bizarras. Além de livros de poesia, tem publicado outros, de dramaturgia e de teatro. Tem desenvolvido extensivo trabalho como encenadora, também.

Nascido em Coimbra, João Rasteiro é poeta e ensaísta. Sobre a sua poesia Graça Capinha (FLUC/UC) afirmou que "é uma poesia do corpo, físico e essencialmente do corpo da linguagem, com influências que vão desde Herberto Helder a Gertrude Stein".