Ir para conteúdo

Dois poetas para falar e fazer poesia na Escola Secundária da Lourinhã

Dois poetas para falar e fazer poesia na Escola Secundária da Lourinhã

A Escola Secundária Dr. João Manuel da Costa Delgado recebeu, na tarde de 17 de maio, os poetas Regina Guimarães e João Rasteiro, para uma sessão onde reinou a poesia e tudo o que a envolve.
A sessão começou com uma conversa interativa com os alunos sobre a leitura e os livros. De seguida, fizeram um exercício de escrita com os estudantes a partir dos poemas que foram lidos em simultâneo. O chamado “exercício de catch” permite que os alunos percebam os mecanismos que levam a que captem melhor uma ou outra palavra. No final, depois de escrevem um texto poético, alguns dos participantes leram os seus poemas.

Esta foi a primeira vez que os dois poetas realizaram um encontro deste género, a partir de um desafio de João Morales, programador do festival literário “Livros a Oeste”.

Regina Guimarães nasceu no Porto e é uma poetisa, cineasta, dramaturga e letrista. A sua poesia caracteriza-se por uma forte musicalidade, associada a imagens fortes e bizarras. Além de livros de poesia, tem publicado outros, de dramaturgia e de teatro. Tem desenvolvido extensivo trabalho como encenadora, também.

Nascido em Coimbra, João Rasteiro é poeta e ensaísta. Sobre a sua poesia Graça Capinha (FLUC/UC) afirmou que "é uma poesia do corpo, físico e essencialmente do corpo da linguagem, com influências que vão desde Herberto Helder a Gertrude Stein".