Ir para conteúdo

Livro sobre eleições europeias e romances apresentados no último dia do “Livros a Oeste”

Livro sobre eleições europeias e romances apresentados no último dia do “Livros a Oeste”

Um livro sobre as eleições europeias e dois romances de autores com ligação à região Oeste foram apresentados na tarde de 18 de maio no auditório do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira.
A uma semana das eleições europeias, o livro “Eleições na União Europeia”, do lourinhanense Nuno Sampaio, acabou por centralizar o debate desta sessão. Publicado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, este ensaio reflete sobre a viabilidade de um equilíbrio entre representatividade e governabilidade no Parlamento Europeu. O livro procura esclarecer a natureza das eleições europeias e o papel que desempenham, quer no quadro das instituições europeias, quer no mapa político da Europa.

Nuno Sampaio admite que as eleições europeias não despertam interesse nas populações dos vários países que constituem a UE. “As pessoas não têm o mesmo sentimento em relação à União Europeia que tem para com o seu país”, afirmou.
O jornalista Faria Artur apresentou na Lourinhã o seu segundo livro, intitulado “Amor, Yoga e Net ou a Crónica do Senhor Alferes”, que conta a história de um antigo combatente da Guerra Colonial e da forma como se relaciona com o mundo atual, nomeadamente através das redes sociais, das aulas de yoga e dos encontros com os seus antigos camaradas.
O livro é o segundo romance do antigo jornalista do Diário de Notícias, que já tinha publicado “Perdidos num Verão Quente”, também com um antigo combatente da Guerra Colonial como protagonista, só que dessa vez passado em 1975. Ambos os livros têm referências ao Oeste, até por causa da ligação que o autor tem à região.

Segundo o escritor, a Guerra Colonial é transversal à sociedade portuguesa e por isso serve de pano de fundo a estes dois livros. No mais recente, há a salientar as relações amorosas que se estabelecem, algumas delas apenas virtuais.
Aos 14 anos, Inês Sofia Miguel, da Moita dos Ferreiros, publica o seu primeiro livro (“Emoções à Flor da Pele”) que também de fala Amor e das relações humanas (incluindo o “bullying”), com alguns pontos autobiográficos. Como estuda no Bombarral, é essa a localidade que serve de cenário ao romance. A jovem escritora contou como tudo começou por ser uma brincadeira e se tornou um livro.