Ir para conteúdo

Sara Rodi

Sara Rodi

Nasceu no Porto, em 1978, mas cresceu em Évora, onde se apaixonou pelas palavras. Em 2000, licenciada em Ciências da Comunicação pela FCSH-UNL, lançou os primeiros romances - A Sombra dos Anjos e Frio – e enveredou depois pela área do guionismo, participando na escrita de mais de vinte telenovelas e séries, algumas juvenis como Morangos com Açúcar II e III ou Massa Fresca, da sua autoria.

Em 2005 criou O Livro da Minha Vida, empresa dedicada à publicação de biografias personalizados. Para o público adulto escreveu dois romances históricos – D. Estefânia, Um Trágico Amor e D. Teresa de Távora, a Amante do Rei - e colaborou na pesquisa e escrita de diversas publicações. Venceu em 2013 e 2015 o Prémio Mais Literatura da Revista Mais Alentejo, na qual colabora atualmente como cronista.

Da sua aventura na maternidade – tem 4 filhos – resultou o projeto Coisas de Filhos e Coisas de Pais e mais de 30 livros para o público infanto-juvenil, que leva a escolas e bibliotecas de todo o país, incluindo as histórias da série As Gémeas (continuando um dos grandes sucessos de Enid Blyton). Em 2018 publicou Frações na Cozinha – Histórias PLIM!, com ilustrações de Célia Fernandes, com quem já tinha trabalhado em A Viagem de Peludim (com textos de Vânia Beliz), livro que agora vem a apresentar no Livros a Oeste.

É ainda co-fundadora do movimento cívico Por Uma Escola Diferente, e participa em diversos encontros ligados às áreas da Educação e do Ensino. A sua mais recente coleção juvenil – A Escola das Artes – é já o espelho dessa escola diferente, onde todos os alunos gostariam de aprender.