Ir para conteúdo

Regina Guimarães

Regina Guimarães

Nasceu no Porto (1957) e é poetisa, cineasta, dramaturga, letrista e professora universitária. Juntamente com o seu companheiro Serge Abramovici (Saguenail), com quem vive desde 1975, fundou a editora Hélastre. Além de diversos títulos nesta chancela, publicou outros, como Sinto Muito, Quebra de Linha ou Casamata (na Douda Correria), Ver Agora melhor o Mais Distante – A partir de Pinturas de Mário Dionísio (Casa da Achada-Centro Mário Dionísio), Desobedecer às Indústrias Culturais (Deriva), Tutta (Felício & Cabral Ou Anelar Mínimo (&etc)

Regina Guimarães é membro da banda musical Três Tristes Tigres, tendo escrito as letras das canções da banda. Também escreveu algumas das letras de canções dos Clã.

O seu primeiro livro, A Repetição, foi publicado em 1979. Tem desenvolvido trabalho como encenadora, também. Paralelamente, tem desenvolvido ações em vídeo. No Porto 2001 Capital Europeia da Cultura, integrou o leque escritoras incluídas no ciclo de palestras "Vozes e Olhares no Feminino".

Tem desenvolvido extensivo trabalho como encenadora, também. Paralelamente, tem desenvolvido trabalho em vídeo, nalguns casos, ao lado de Saguenail. Aquando do Porto 2001: Capital Europeia da Cultura, foi uma das escritoras incluídas no ciclo de palestras "Vozes e Olhares no Feminino".

Foi fundadora e directora da revista A Grande Ilusão, é presidente da Associção os Filhos de Lumiére e integra o coletivo que publica o jornal PREC.