Ir para conteúdo

Raquel Patriarca

Raquel Patriarca

(Benguela, 1974) historiadora da escola da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e autora de livros para crianças, doutorou-se com uma tese sobre a História do livro infanto-juvenil em Portugal. Bibliotecária, documentalista e investigadora, é praticante da assídua mediação de leitura para o público mais jovem e professora de alunos pós-reformados em cadeiras de História Local, e História de Livros e de Bibliotecas.
É autora de Ambições régias: o declínio do poder municipal (QuidNovi, 2010), Era Uma vez o Porto (2014; com ilustrações de Carla Cadete) e Porto. Roteiro histórico (2017; com fotografias de Sérgio Jacques), ambos com edição da Verso da História. Para crianças, escreveu A Abelha Zarelha e A Barata Patarata e o Escaravelho Trolaró, ilustrados por Marta Jacinto (Booklândia).

Com Ana Luísa Amaral, Joana Espain e José Ferreira assina o livro Doses de Magia, ilustrado por Anabela Dias (Associação Vida / Direcção Geral de Saúde, 2013). Participou na antologia A Inocência das Facas, com o texto Canto de Chão ilustrado por Cristina Valadas, (Tcharan, 2015), livro que recebeu o prémio VIDArte – Arte contra a Violência – na categoria de literatura. É autora do blogue Blankbluebook ou com quantas palavras se escreve ‘escritor’? dedicado às bibliotecas, aos livros e à leitura. Integra as antologias poéticas Os Direitos das Crianças e Infância Minha: Treze Poemas, Não dá Azar.

Colabora com as revistas Elos: Revista de Literatura Infantil e Xuvenil, A Página da Educação e E-Fabulations: E-journal of children's literature.