Ir para conteúdo

João Sequeira

João Sequeira

Nasceu em Portalegre, em 1971. Licenciado em arquitetura, frequentou cursos de desenho (SNBA), desenho e pintura (atelier Arte Ilimitada), banda-desenhada (CITEN) e design de animação e multimédia (ESTG-Portalegre). É docente das cadeiras de Desenho e Técnicas de Expressão Visual na ESTG, em Portalegre.

Faz BD desde 1994. Participou nos fanzines Alçapão, Gambuzine, Tertúlia BDzine e Efeméride e em diversas exposições individuais e colectivas.
Em 2005, publica Metamorfina (texto de Miguel Mocho; Bedeteca de Lisboa). Em 2010 ganha o 1º prémio (escalão A+) no festival de BD da Amadora com a BD República e em 2011 o 1º prémio (escalão B) no festival Moura BD com Movimento perpétuo, ambas com texto de Miguel Costa Ferreira. Seguem-se Psicose (2012; texto de Miguel Costa Ferreira; El Pep), F(r)icções (2014; texto de Nuno Duarte; El Pep) e Tormenta (2015; texto de André Oliveira; Polvo Editora). Este livro conquista em 2016 o Prémio Nacional de BD (Melhor Desenho para Álbum Português), conhece é editado na Polónia e nomeado para o Galardão de Excelência na Comic Con Portugal.

Em 2017 publica Lugar Maldito (texto de André Oliveira; Polvo Editora). Entre dezembro desse ano e fevereiro de 2018, ao abrigo de uma bolsa de investigação da Faculdade de Sociologia e Ciências Humanas e Fundação Calouste Gulbenkian, desenha, no local, todas as fortalezas medievais da fronteira portuguesa, com base no desenhos de Duarte D´Armas de 1508, trabalho que deve ser publicado em 2019.