Ir para conteúdo

João Rasteiro

João Rasteiro

Poeta e ensaísta, nasceu em Ameal, Coimbra, em 1965.É Licenciado em Estudos Portugueses e Lusófonos e, atualmente, dirige a Casa da Escrita, equipamento da Câmara Municipal Coimbra. Para além da sua escrita; essencialmente poesia, mas também alguma ficção e ensaio, traduziu para o português vários poemas da língua castelhana, de Harold Alvarado Tenorio, Miro Villar, Juan Armando Rojas Joo, Enrique Villagrasa, Juan Carlos García Hoyuelos e Antonio Colinas.

Além-fronteiras, tem poemas publicados no, Brasil, Moçambique, Itália, Colômbia, Honduras, Finlândia, República Checa, Hungria, Chile, México e Espanha. Está traduzido em várias línguas –espanhol, italiano, catalão, inglês, francês, holandês, checo, japonês, finlandês, húngaro, occitano e persa. É Vogal de Direcção do Pen Clube Português e integra os Conselhos Editoriais das revistas DEVIR - Revista Ibero-americana de Cultura e “Folhas - letras & outros ofícios”.

O seu primeiro livro de poesia é A Respiração das Vértebras, 2001, e o mais recente, já de 2019, Levedura. Em 2015 integrou o livro de contos O País Invisível, publicado pelo CMC-Centro de Estudos Mário Cláudio, com 10 contos de 10 autores.