Ir para conteúdo

Filipe Homem Fonseca

Filipe Homem Fonseca

É argumentista, escritor, realizador, músico. Licenciado em Publicidade, é co-autor de programas e séries televisivas que fizeram História da Televisão portuguesa, como Herman Enciclopédia (1997), Herman 98 (1998), Major Alvega(1999), Conversa da Treta (1999), Sociedade Anónima (2001), Contra Informação (2001-2010), Paraíso Filmes (2002-2003), Bocage (2006), Estado de Graça (2011-2012), Aqui Tão Longe (2016) ou Donos Disto Tudo (que venceu em 2019 o Prémio Autores para Melhor Programa de Entretenimento). Escreveu, interpretou e realizou o magazine ubergeek Orelhas de Spock (2010). Escreveu textos para os programas de rádio Outra Coisa, na Antena 3, e Não é Mau.

É autor de Só por Acaso (2003), telefilme vencedor no Prix Europa 2004, em Berlim, e do documentário Curiua-Catu, para o qual teve de passar um mês na floresta amazónica. É co-criador e co-intérprete do primeiro videopodcast português, O Horror iNominável. Em 2014 foi um dos autores do filme Homem Ocupado – Em Casa de Cortázar.

É co-autor da Conversa da Treta para teatro e de outros textos que peça gerou (A Treta Continua, A Verdadeira Treta, O Filho da Treta), cinema (Filme da Treta), rádio, televisão e livros. É co-fundador da banda Cebola Mol, onde assume o pseudónimo Phil Stardust, integra os Lâmina e esteve no colectivo Nódoa. É apresentador do evento mensal Slam Lx.

Publicou poesia (Conta gotas; Enquanto espero que me arranjem o esquentador penso em como será a vida depois do sol explodir). Foram também editados três contos seus, um no livro O Fio à Meada e outro no livro E Outros Belos Contos de Natal, e ainda outro no livro Antologia de Ficção Científica Fantasporto. Publicou os romances Se Não Podes Juntar-te a Eles, Vence-os e Há Sempre Tempo para Mais Nada. Este ano traz de novo ao Livros a oeste A Imortal da Graça.