Ir para conteúdo

O Bando das Cavernas “visitou” escola do 1º Ciclo da Lourinhã

O Bando das Cavernas “visitou” escola do 1º Ciclo da Lourinhã

A presença do autor da coleção de livros “O Bando das Cavernas”, Nuno Caravela, a 13 de maio, proporcionou uma autêntica festa aos alunos da Escola Básica da Lourinhã, que quiseram demonstrar o quanto são fãs desta série que já tem 10 anos de existência.

Nuno Caravela anunciou logo de início que ia estar ali para uma viagem à pré-história, mas, de uma forma diferente do habitual, “onde só a imaginação de cada um pode ser o limite”.

Com a maior parte das crianças a terem nas suas mãos mais de um livro desta série, alguns até com três ou quatro de histórias diferentes, o autor apercebeu-se que, como acontece por todo o país, estava quase “como que em casa”.
Não foi por acaso também que, pelas paredes da escola, existiam inúmeros desenhos com elementos do “Bando das Cavernas”.

À medida que foi apresentando os diferentes personagens das suas histórias, as crianças gritavam em uníssono os seus nomes. Isto porque, são figuras que conhecem de cor.

No total, são já 34 os livros desta série, editados sempre com muito sucesso. O universo narrativo passa-se na pré-história, mas com todos os elementos modernos, desde as idas ao espaço até as redes sociais (neste caso, o Facepedras).

Nuno Caravela desafiou os pequenos leitores a estarem sempre muito atentos aos desenhos dos livros, porque poderão encontrar muitas criaturas extraordinárias.

No final, o autor mostrou às crianças como era o processo de criação de cada um dos livros.