Ir para conteúdo

Alunos da Secundária da Lourinhã aprenderam sobre o Fantástico na obra de Saramago

Alunos da Secundária da Lourinhã aprenderam sobre o Fantástico na obra de Saramago

A professora universitária e investigadora Margarida Rendeiro esteve na Escola Secundária da Lourinhã, na tarde de 12 de maio, a apresentar a componente fantástica que existe em parte da obra de José Saramago.

Dando como exemplo livros como “Memorial do Convento”, “O Ano da Morte de Ricardo Reis”, “A Jangada de Pedra”, “O Ensaio Sobre a Cegueira” e “O Homem Duplicado” (estes três últimos já adaptados para cinema), a especialista comprovou como a obra de José Saramago começa, muitas vezes, a partir de um acontecimento irreal.

Tal como na literatura fantástica, estes livros permitem pensar além do racionalismo dos romances mais factuais, estimulando o pensamento e abrindo mais possibilidades para a realidade.

“Ao utilizar o Fantástico, Saramago alerta os nossos sentidos e faz-nos pensar em caminhos alternativos na leitura do presente”, referiu, tendo dado exemplos de como isso é feito em alguns dos livros. Ao mesmo tempo, adiantou, existe sempre um simbolismo que permite refletir sobre a realidade.

Terá sido, aliás, devido à reflexão que existe sobre a Humanidade em “O Ensaio Sobre a Cegueira” (livro traduzido em várias línguas), que José Saramago acabou por se internacionalizar, acabando por receber o único Prémio Nobel de Literatura da Língua Portuguesa.

Os alunos, do 10º ano, mostraram-se surpreendidos com essa faceta dos livros, de um escritor que conhecem de nome e ao qual associavam a uma escrita muito mais formal e “séria”. Certamente, que alguns vão agora ter mais curiosidade em ler a sua obra.