Ir para conteúdo

Eduardo M. Raposo

Eduardo M. Raposo

O seu livro mais recente intitula-se Amor e Vinho – da Poesia Luso-Árabe à Nova Música Portuguesa.

Nasceu na Funcheira (Ourique), em 1962. Doutorado em História do Séc. XX (com a tese “Fundamentos Históricos da Poesia Luso-Árabe na Nova Música Portuguesa (O Século de Almutâmide) o Amor e o Vinho”) é investigador e autor de trabalhos nas áreas de História, Biografia, Património e Etnoantropologia, com colaboração em publicações tão diversas como DN-Jovem, Setubalense, Diário do Alentejo, Diário do Sul, História, Tempo Livre, Sítios e Memórias, Vilas e Cidades, Revista Alentejana, Alentejo Terra-Mãe, Estudos Extremeños, Alma Alentejana (que fundou) ou na revista Memória Alentejana, que dirige desde a sua fundação em 2001.

Criador e coordenador das Jornadas Literárias de Montemor-o-Novo (2011, 2012, 2013, dedicadas a José Saramago, Manuel da Fonseca e Urbano Tavares Rodrigues, respectivamente), foi fundador e presidente do CEDA – Centro de Estudos Documentais do Alentejo-Memória Colectiva e Cidadania (onde coordenou três edições do Prémio Literário Pedro Ferro).

Foi Vice-presidente da Casa do Alentejo em dois mandatos; docente na Escola Superior de Educação de Santarém (História e Património Cultural) e no Instituto Politécnico de Beja, além do Ensino Secundário (Teatro), e conferencista convidado pela Casa da Música na Homenagem realizada em Abril de 2007 a José Afonso. É autor e apresentador do espectáculo Canto de Intervenção 1960-1974, que andou em digressão durante uma década.

Sobre o poeta do Século XI, Almutâmide Ibne Abade, dirigiu o espectáculo “Papoila do Odiana – Dançar a Poesia de Almutâmide”.

Realizou, em parceria com o Município e a Universidade de Évora, o Colóquio Internacional “Almutâmide e a Poesia do Garb al-Andalus”, com a participação de arabistas portugueses, espanhóis e marroquinos.

Coordenou a Homenagem a José da Fonte Santa organizada pelo Município de Santiago do Cacém, e dinamizou a exposição biográfica itinerante “Magia Alentejana – Mulheres, Pombas e Cavalos.

Organizou homenagens a Adriano Correia de Oliveira, Federico García Lorca, Urbano Tavares Rodrigues, Brito Camacho ou Mestre José Salgueiro, poeta popular.

É responsável pela coordenação da Nova Antologia de Poetas Alentejanos e autor de cerca de três dezenas artigos biográficos para a Enciclopédia da Música Portuguesa no Século XX. Publicou os livros José da Fonte Santa Memória(s); Canto de Intervenção 1960-1974  (resultante de uma Tese de Mestrado, que teve três edições), Uma Vida com História: Cláudio Torres e Cantores de Abril. Entrevistas a cantores e outros protagonistas do canto de Intervenção.