Ir para conteúdo

Carlos Reis

Carlos Reis

O Comissário para as Comemorações do Centenário de José Saramago é ensaísta e professor português. Nascido em 1950, em Lisboa, Carlos Reis é Professor de Teoria da Literatura, Teoria da Literatura Comparada, Introdução aos Estudos Literários e Literatura Espanhola (moderna e contemporânea) e ministra a cadeira de Literatura Portuguesa (moderna e contemporânea).

Tem inúmeras obras publicadas, como A Construção da Narrativa Querosiana – O Espólio de Eça de Queirós (em parceria com Maria do Rosário Milheiro),  co-autoria de vários volumes da História Crítica da Literatura Portuguesa (da qual é coordenador), Textos Teóricos do Neo-RealismoEstatuto e perspectivas do narrador na ficção de Eça de QueirósIntrodução à leitura d'Os Maias, O Discurso Ideológico do Neo-Realismo Português, O Conhecimento da Literatura, Dicionário de Narratologia, Diálogos com José Saramago, Pessoas de Livro – Estudos Sobre a Personagem ou Dicionário de Estudos Narrativos.

Prestigiado catedrático, tem sido professor convidado em diversas Universidades, de Espanha, Alemanha, Brasil e Estados Unidos da América.
Em 1988 foi um dos fundadores da Universidade Aberta em Portugal, da qual foi Reitor. Criou uma cadeira de Estudos Queirosianos na Universidade de Coimbra e tem coordenado a Edição Crítica das Obras de Eça de Queirós, em publicação na Imprensa Nacional-Casa da Moeda. Foi director da Biblioteca Nacional, entre 1998 e 2002, presidente da Comissão Nacional e da Comissão Executiva para as Comemorações do Centenário de Eça de Queirós, em 2000 e 2001, e presidente da Associação Internacional de Lusitanistas, entre 1999 e 2002.

Ganhou o Prémio Eduardo Lourenço em 2019. Em 2020, Carlos Reis recebe o Prémio Vergílio Ferreira, atribuído pela Universidade de Évora, que o considera "um dos mais relevantes ensaístas da atualidade", tendo sido galardoado "pelo seu notável contributo no domínio do ensino da Literatura, dos Estudos Literários e da divulgação internacional da Língua e da Cultura portuguesas".