Carlos Vaz Marques

É o autor da série de documentários Os Herdeiros de Saramago, sobre os vencedores do Prémio Saramago
Jornalista, tradutor, editor, entre 1990 e 2021 integrou a equipa da TSF onde, entre várias outras atividades, criou o programa Pessoal e… Transmissível, onde entrevistou inúmeras figuras nacionais e estrangeiras das mais diversas áreas, do Dalai Lama a Agustina Bessa-Luís, de Mário Vargas Llosa a Xanana Gusmão. Mas a sua actividade desenvolveu-se muito para além da rádio. Nasceu em Lisboa, em 1964, começou no jornalismo em 1987, no JL - Jornal de Letras, Artes e Ideias, tendo passado também pela redação do semanário O Jornal. Tem publicado em jornais e revistas como DNa, Ler, JL, Visão, Pública, Focus, Grande Reportagem ou Elle.
Dirige a edição portuguesa da icónica revista literária Granta, coordena a colecção de viagens da editora Tinta-da-China e publicou quatro livros com recolhas de entrevistas: Pessoal e.transmissível (Relógio d'Água), XX-XXI (ASA), MPB.pt (Tinta-da-china) e Os Escritores (Também) Têm Coisas a Dizer (Tinta-da-china). Traduziu diversas obras.
É o moderador do Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Proibidos de Dizer (na TVI), peculiar nome que agrupa o mesmo grupo de debate que durante vários anos constituiu o Governo Sombra (na TSF e na SIC). É também autor da série documental Portugal Secreto.
Frequentou o curso de Línguas e Literaturas Modernas - variante Português/Francês, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Passou pela RUT – Rádio Universidade Tejo e, antes de se tornar jornalista profissional, foi professor do ensino secundário, durante dois anos letivos.