Catarina dos Santos

Em 2020 criou a peça multidisciplinar site specific “Da Margem”, comissão da Exposição “Margem”, no AMAC, Barreiro. Lança “UNTAMED”, álbum de estreia de seu projeto MadNomad (electrónica/jazz/spoken word), conjuntamente com o livro Untamed - The Mad Nomad Texts. É esse é o pretexto para vir ao Livros a Oeste.
Cantora, compositora, sound artist e pedagoga. As suas raízes culturais combinam África, Portugal e Brasil. Formada em Lisboa, na Escola de Jazz Luís Villas-Boas, em Jazz Performance, no City College of New York, e Orquestração, na Juilliard School, fez parte da Juilliard School Choral Union. Residiu durante dez anos em Nova Iorque e estudou com John Pattitucci, Sheila Jordan, Paquito D’ Rivera, Ed Simmons, Ben Street, Jim Black e Luciana Souza.
Como cantora e compositora da banda Nation Beat, grava Maracatuniversal (Recife, 2006), e toca em locais como Blue Note, Joes Pub, The Stone (de John Zorn). Em 2013 participa no concerto em homenagem a Mary Lou Williams como solista e parte do coro, com alguns dos melhores cantores de jazz da cena Nova Iorquina, e em Abril fez a produção artística e é cantora convidada do concerto em homenagem a Chiquinha Gonzaga, no Brazilian Endowment for the Arts, e do Viagem pelo Mundo de Língua Portuguesa, para a CPLP, na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque.
Com dois álbuns de originais, No Balanço do Mar, (Nova Iorque, 2009) e Rádio Kriola (Lisboa, 2016) cria um novo som de raízes e sons urbanos, de África para o Brasil, da cena de Latin Jazz de Nova Iorque, à Lisboa multicultural. A pesquisa de Catarina leva-a a ser convidada na Conferência ASWAD, na Universidade Rutgers (Pittsburgh, 2011). Completou em 2017 o Mestrado em Composição na Goldsmiths University, em Londres, com incidência no jazz e música electrónica. Créditos de composição em Londres: "The Power Behind the Crone" (2017), de A. Skilbeck e T. Hardy; "Untitled", coreografia de Gianna Burright, e "I am Orestes and I am Elektra too”, To Be Creatives (estreia no Edinburgh Fringe Festival de 2018). Em 2018 cria, co-produz com Marcy dePina, e é artista em “Spirits of Resistance – Women, Music and the Drum”, projecto de intercâmbio entre mulheres compositoras/percussionistas, no Bronx Music and Heritage Center em Nova Iorque. Em 2019 toca no Stowe Jazz Festival com o quinteto Catarina dos Santos/Ebinho Cardoso, e lança o álbum em trio Mais Cores (jazz, Brazilian jazz). É professora no Curso Profissional de Jazz da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional.