Ir para conteúdo

Guilherme d’Oliveira Martins

Guilherme d’Oliveira Martins

Ensaísta, professor universitário e administrador executivo da Fundação Calouste Gulbenkian, nasceu em 1952. Foi presidente do Centro Nacional de Cultura (2002–2016), coordenou em Portugal o Ano Europeu do Património Cultural (2018) e presidiu no Conselho da Europa à redação da Convenção de Faro sobre o valor do Património Cultural na Sociedade Contemporânea (2005).

Já este ano, publicou (em co-autoria com José Eduardo Franco) o volume Repensar Portugal, a Europa e a Globalização – Saber Padre Manuel Antunes, SJ - 100 Anos. Conta na sua bibliografia com outros títulos, como Oliveira Martins, uma Biografia; Educação ou Barbárie; Portugal – Identidade e Diferença; Ao Encontro da História; Património Cultural ou Na Senda de Fernão Mendes.

Foi deputado independente à Assembleia da República durante sete legislaturas, Secretário de Estado da Administração Educativa (1995–1999), ministro da Educação (1999–2000), ministro da Presidência e das Finanças (2000–2001) e presidente do Tribunal de Contas (2006–2015).

Entre mais de uma dezena de condecorações é Sócio Correspondente da Academia das Ciências de Lisboa de Portugal, Académico de Mérito da Academia Portuguesa da História de Portugal, Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique de Portugal, Oficial da Ordem Nacional da Legião de Honra de França e recebeu a Medalha de Gratidão do Centro Europeu de Solidariedade da Polónia