Ir para conteúdo

João Mascarenhas

João Mascarenhas

Autor e divulgador premiado de Banda Desenhada e ilustração. A sua personagem (e seu alter ego) O Menino Triste é publicada desde 2009 pela editora Qual Albatroz, editora que está a publicar o seu mais recente trabalho “Butterfly Chronicles”, uma BD de ficção científica para suportes digitais de leitura.

“O Perigoso Pacifista” é o mais recente trabalho em BD, que relata histórias da vida de Adriano Correia de Oliveira, e que se integra nas comemorações Adriano80. E é também o pretexto para vir ao Livros a Oeste 2022.

Entre as suas publicações dos últimos anos, destacam-se 2015 - Aqui e Acolá - Histórias dos dois lados do Atlântico – Marsupial (Brasil) e BDLP#5 (ambas em 2015), Visualizando Citações – MBP (Brasil; 2013), O Infante Portugal de José de Matos-Cruz (Ilustração, 2012), BDLP#1 e “Punk Redux”, Álbum BD, Editora Qual Albatroz (ambas em 2011) ou “Galática”, BD bilingue P/JP, Revista Waribashi #27 (2010). O seu trabalho começa a ser publicado na Revista “ESBOÇO”, de Coimbra, no ano de 1983

Tem sido exposto em vários continentes, participado em inúmeros projectos e editado vários fanzines, o último dos quais – BDLP – em conjunto com o Olindomar Estúdio de Angola. O BDLP (que conta com a participação de autores dos países da CPLP) venceu o Prémio Nacional de BD do Festival Internacional AmadoraBD 2013 na categoria “Fanzine”, e o Troféu HQ MIX 2014, no Brasil, na categoria “Destaque Língua Portuguesa”.

Com um Doutoramento em Engenharia Mecânica e Materiais (obtido em Bradford, no Reino Unido) trabalha como Engenheiro e Investigador Científico.