Ir para conteúdo

Lopito Feijóo

Lopito Feijóo

De seu nome próprio, João André da Silva Feijó nasceu  em Malange em 1963.  Estudou Direito na Universidade Agostinho Neto. Foi Deputado da Assembleia Nacional. É poeta e crítico literário. Ensinou Literatura angolana. Foi Membro fundador da Brigada Jovem da Literatura de Luanda e do Colectivo de Trabalhos Literários (OHANDANJI). É membro da União dos Escritores Angolanos, onde foi Secretário para as Relações Internacionais. Actualmente, é Presidente da Sociedade Angolana de Direito de Autor (SADIA) e dirige a Gazeta de Autores, orgão de divulgação da instituição. É um dos Membros fundadores da Academia Angolana de Letras.

Foi fundador da ALPAS 21 – Academia de Artes, Letras e Ciências do Estado Brasileiro do Rio Grande do Sul, onde ocupa a cadeira número 1 para estrangeiros.

É membro correspondente da Academia Brasileira de Poesia Casa Real de Leoni e membro da International Poetry dos EUA  e da Maison International de la Poesie, sediada em Bruxelas. O seu nome consta da 10ª edição do International Directory of Distinguished Leadership (2004/2005), do American Biographical Institute, bem como no Dicionário de Autores de Literaturas  Africanas de Língua Portuguesa (1997).

Lopito Feijoó prossegue uma série editorial iniciada com “Doutrina” (1987), e que foi continuando em Lex & Cal Doutrina (2012), Andarilho e Doutrinário (2013), ReuniVersos Doutrinários (2015), Pacatos & Doutrinários Recados (2017), Imprescindível Doutrina Contra (2017), Doutrinárias Lâminas Doutrinárias (2018), Doutrina com Fabulações (2019) e Doutrina sem a qual nunca (2020). Já em 2022, lançou Desejos e Doutrinárias Marintimidades

Tem obras traduzidas para o francês, inglês e italiano e colaboração em publicações em Angola, Portugal, Espanha, Brasil, EUA, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Nigéria e Itália, entre outros países.