Ir para conteúdo

Luís Filipe Sarmento

Luís Filipe Sarmento

Nasceu em 1956, estudou Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Escritor, tradutor e realizador de Televisão, trabalhou igualmente como jornalista, editor, realizador de cinema e vídeo ou professor de escrita criativa. Alguns dos seus textos encontram-se traduzidos em inglês, espanhol, francês, italiano, árabe, mandarim, japonês, romeno, macedónio, croata e russo.

Em 2020 reuniu no volume Ao Rubro a poesia publicada ao longo de 45 anos, seguindo-se, no final de 2021, o novo livro, Rouge. Para trás ficaram os livros KNK, Gabinete de Curiosidades, Repetição da Diferença, Efeitos de Captura, Os Mensageiros (livro colectivo com CD, organizado a partir da poesia de Fernando Pessoa, em co-autoria com Samuel Lopes), Fado Portugal, Crónica da Vida Social dos Ocultistas, A Vida Social dos Ocultistas, A Intimidade do Sono e Boca Barroca.

Produziu e realizou a primeira experiência de Videolivro feita em Portugal, no programa Acontece, para a RTP, durante sete anos.

Membro do International P.E.N. Club, Membro da Associação Portuguesa de Escritores, Coordenador Internacional da Organization Mondial de Poétes (1994-1995), Membro do International Comite of World Congress of Poets, Presidente da Associação Ibero-Americana de Escritores (1999-2000), tem participado em vários encontros, festivais e congressos internacionais.