Ir para conteúdo

Rosário Alçada Araújo

Rosário Alçada Araújo

Acompanhada da ilustradora Patrícia Furtado, vem ao Livros a Oeste com o seu mais recente livro, O Camião das Histórias (Edições Asa; 2022). Nasceu em Lisboa, em 1973. Licenciou-se em Direito, mas cedo deixou a vida de jurista, rumo a Londres, onde realizou um mestrado em Sociologia da Comunicação. Foi também aí que se aproximou do mundo da literatura infantil, quer através da frequência de um curso de escrita criativa para crianças, quer pelas suas próprias pesquisas em bibliotecas e livrarias.

Em 2002 regressa a Portugal e escreve o primeiro livro para crianças, A História da Pequena Estrela, o qual, em 2003, é recomendado para publicação pelo Prémio Branquinho da Fonseca (Expresso/Gulbenkian), iniciando assim o seu percurso como autora infantil. Além de autora, foi editora de livros para a infância durante 12 anos.

Hoje conta com mais de duas dezenas obras publicadas, como O Dia em que o meu Bairro Ficou de Pantanas e As Consultas do Dr. Serafim e a Bronquite da Senhora Adriana (ilustrados por Afonso Cruz), Lendas da Tua História (com ilustrações de João Rui Frade), A Rosinha, o Mar e os Sonhos e O Menino Escritor (ilustrados por Catarina França) ou Histórias de um Leque Mágico (com arte de Carla Nazareth).

O seu livro Num Tempo Que Já Lá Vai, com ilustrações da já referida Patrícia Furtado (com quem, aliás, fez livros como A Minha Rua é Mágica ou O Baloiço Azul), foi nomeado para o Prémio Autores SPA 2018, na categoria de Literatura – Melhor Livro Infantojuvenil.