Ir para conteúdo

Papa - Léguas

Nascemos em 1976, em Lisboa, ali para os lados do Martim Moniz. Ao longo destes 45 anos de atividade ininterrupta calcorreámos muitos caminhos, sempre com a ideia de um teatro novo para o jovem público: que conte histórias, faça sonhar e pensar, sabendo que ‘nunca ninguém levantou voo que não o fizesse contra o vento’. No início, desde digressões de combóio (lá por Aveiro) até ao teatro nas redes azeitoneiras sobre os tratores (junto a Serpa), passando pela festa revolucionária a desoras em Ovar, ou a ida à Galiza, muito aprendemos, num tempo em que o teatro girava forte na roda da Vida. Vivemos, pois.

Criámos projetos com comunidades locais (Bairros da Boavista e Horta Nova, Alte, Cachopo, Palmela, Valdoviño). Depois assentámos arraiais nas freguesias de Benfica.

Atualmente temos sede e sala de espetáculos própria: produzimos teatro; promovemos formação contínua em teatro-educação para todas as idades na UTEMA; concretizamos projetos especiais com escolas e autarquias. Mais que tudo, trabalhamos com saudades do futuro. Esse lugar onde a Utopia está ao alcance dos dedos estendidos. Onde ‘a folha da palma afaga a cantaria’. O Teatro Papa-Léguas está, irremediavelmente, comprometido com o social e sonho.