Ir para conteúdo

Já é conhecido o programa do Festival Literário Livros a Oeste

Já é conhecido o programa do Festival Literário Livros a Oeste
Festival decorre entre 11 e 15 de maio, em formato maioritariamente digital, nos canais da autarquia

Já é conhecida a programação completa do festival LIVROS A OESTE, de volta à Lourinhã, entre 11 e 15 de maio, para um Reencontro com o público.

Organizado desde 2012 pelo Município da Lourinhã, esta manifestação cultural, de carácter anual, patenteia já uma referência na programação cultural da Região Oeste, congregando manifestações artísticas de diversas áreas, em torno do livro e da leitura, com uma especial atenção para o público escolar.

Como habitualmente, são muitos os motivos de interesse numa programação abrangente e diversificada. Nesta edição, os autores convidados são Adolfo Luxúria Canibal, Afonso Cruz, Amosse Mucavele, Ana Bárbara Pedrosa, António Mota, Antônio Torres, Bruno Caetano, Manuel Fernando Pinto do Amaral, Gonçalo M. Tavares, Isabel Zambujal, Isaque Ferreira, João Carlos Callixto, José Luís Peixoto, Karyna Gomes, Lopito Feijóo, Luís Louro, Manuel Ruas Moreira, Mário Zambujal, Miguel Real, Ondjaki, Patrícia Portela, Paula Delecave, Pedro Vieira, Rachel Caiano, Ricardo Fonseca Mota, Ricardo Santos, Rogério Ribeiro, Rui de Almeida Paiva, Rui Eduardo Paes, Rui Zink, Sara Barros Leitão, Sebastião Peixoto, Sérgio Godinho, Sofia Fraga, Tânia Ganho, Tânia Martuscelli e Weberson Santiago.

A sessão de inauguração contará com uma apresentação do poeta e performer Paulo Condessa e nesse dia serão também anunciados os vencedores do Prémio de Contos Livros a Oeste/ Município da Lourinhã de 2021.

A decorrer nos vários dias de REENCONTRO, destacamos ainda:

• Uma homenagem a Isabel Mateus, fundadora do Museu da Lourinhã, falecida recentemente;

• As estruturas artísticas Sombronautas, Apanha Palavras e Papa-Léguas, esta última, assinalando os 400 anos do nascimento de La Fontaine, com espetáculos e performances concebidos especificamente para este festival;

• O músico e contador Gil Dionísio e o músico e performer Humberto protagonizarão momentos artísticos multidisciplinares;

• A artista plástica Do Carmo Vieira exporá na Galeria Municipal da Lourinhã alguns dos seus extraordinários retratos de escritores portugueses;

• As habituais sessões de leitura pública, Cantos da Palavra, em formato online;

• Apresentações de novidades literárias;

• Uma Feira do Livro online, em parceria com a Livraria Snob, que terá em destaque os livros dos autores convidados, acessível em www.livrariasnob.pt, de 8 a 15 de Maio.

Com plena consciência das prevenções necessárias à concretização de qualquer evento cultural, mas, simultaneamente, conscientes da necessidade de reintroduzir, paulatinamente, no nosso quotidiano, as atividades sociais, artísticas e culturais, o Município optou por criar uma programação maioritariamente difundida online, assegurando assim o conforto dos espectadores, a diversidade de conteúdos, a fruição das sessões destinadas ao público escolar nos próprios estabelecimentos de ensino, evitando a circulação de aglomerados de pessoas entre os diferentes equipamentos que, habitualmente, acolhem as atividades do festival LIVROS A OESTE.

As sessões poderão ser assistidas na página de Facebook e no canal de Youtube do Município da Lourinhã.

Foram estabelecidas parcerias com outros canais de divulgação cultural (Público na Escola, Deus Me Livro, Letra Pequena, Rádio Miúdos, que também formou e coordena a RibaRádio, uma Rádio Escolar com alunos da Escola de Ribamar), canais esses que transmitirão online, em simultâneo, algumas das sessões.

Estas parcerias têm o intuito de ampliar a audiência do Festival, um dos mais importantes indicadores do seu sucesso e relevância, refletindo assim a atividade do Município no plano Cultural, mas também na sua vertente pedagógica, uma vez que o festival conta, desde a sua criação, com uma forte ligação com os agrupamentos escolares concelhios e da região Oeste, a começar pelo Prémio de Contos Livros a Oeste/ Câmara Municipal da Lourinhã, anualmente atribuído nas categorias de Terceiro Ciclo e Ensino Secundário.

“Estamos afirmados em manter o festival Livros a Oeste como uma referência na programação cultural da Região Oeste. À semelhança dos anos anteriores, a programação aposta num público mais jovem, em idade escolar, alimentando o prazer da leitura junto daqueles que são as próximas gerações de leitores. Este ano, o festival amplia ainda mais a sua relevância. É um ano de reencontro com a Cultura, que tão importante é para a saúde mental dos cidadãos.” afirma José Tomé, Vereador da CML, com os pelouros da Cultura e Educação.

“Desde 2012 que levamos a cabo este festival. Em 2020 fomos todos tomados de surpresa, mas rapidamente percebemos que tínhamos de procurar contornar as limitações que a pandemia implica para poder marcar presença este ano. Num tempo de tantas restrições, compreendemos plenamente o papel acrescido de uma autarquia, na Cultura, na Educação, até mesmo no contributo para podermos ir regressando à vida como a conhecemos ou reinventá-la.”, acrescenta o autarca.

“Se a transmissão online de várias destas sessões não permite absorver toda a energia que sentimos quando assistimos presencialmente a uma conversa ou uma atuação, por outro lado, a utilização do Digital permite-nos ampliar o leque de convidados (contornando a distância geográfica) e criar novos formatos, tornando o próprio meio de transmissão e as suas possibilidades técnicas num aliado. Da mesma forma, as sessões destinadas ao público escolar, além de serem visionadas nas salas de aula da Lourinhã, como habitualmente, passam a estar acessíveis a todos os outros professores do país, que podem programá-las para os seus alunos”, realça João Morales, programador do Livros a Oeste.

A programação completa pode ser consultada no documento anexo a esta notícia ou em https://portaldomunicipe.cm-lourinha.pt/menu/1270/programa

Mais informações em biblioteca@cm-lourinha.pt