Ir para conteúdo

Karyna Gomes

Karyna Gomes

Cantora, compositora, jornalista e ativista, Karyna Gomes tem um percurso académico que iniciou em 1996, no Brasil, onde se licenciou em Jornalismo. Filha de pai guineense e mãe cabo-verdiana. Karyna nasceu em Bissau, capital da Guiné-Bissau. Regressou ao país de origem em 2001 e trabalhou em vários órgãos de comunicação social como jornalista e correspondente, mas é em Comunicação para o Desenvolvimento (C4D) que se especializa, em meados de 2005, quando começa a trabalhar na formação móvel de rádios comunitárias da Guiné-Bissau, num projeto da cooperação holandesa.

Vive em Portugal desde 2011 onde editou o primeiro álbum intitulado “Mindjer” (que significa “mulher” em crioulo), enquanto fazia o mestrado em Comunicação e Cultura pela Faculdade de Letras de Lisboa. Entre os cargos que desempenhou, foi Oficial de Comunicação do Fundo das Nações Unidas para a infância (UNICEF) e posteriormente da SNV, Cooperação Holandesa na Guiné-Bissau.

Com duas paixões claras, a música (em 2019 foi distinguida nos African Entertainment Awards USA como Best PALOP Female Artist) e a escrita, Karyna acaba de lançar o seu primeiro livro, Memórias de um Combatente. Participou pela primeira vez num encontro de escritores em Fevereiro de 2020, na Póvoa de Varzim, na qualidade de compositora e poeta, no conceituado “Correntes D’Escritas”. Para Karyna Gomes fazer música e escrever livros “é a melhor conjugação que se pode fazer. Uma enriquece a outra”.