Ir para conteúdo

Manuel Ruas Moreira

Manuel Ruas Moreira

Nascido numa família de contadores de histórias, Manuel Ruas Moreira não tinha como escapar ao mesmo destino. Depois de uma curta deambulação pelos estudos informáticos, rendeu-se às evidências e enveredou pelo jornalismo. Durante uma década, contou as histórias dos outros em publicações de áreas tão variadas como a cultura, ambiente, turismo, desporto automóvel ou saúde. Pelo meio, escreveu contos para a revista Inversus, para o seu próprio blogue (esferadesonhos.blogspot.com) e para a família, enquanto se dedicava à música (bateria) e à fotografia (que ainda hoje exerce incansavelmente).

No final de 2008 foi convidado a integrar a equipa da Fábrica das Artes, projecto educativo do Centro Cultural de Belém onde ainda hoje exerce funções. Ao longo dos anos, fotografou as actuações de dezenas de artistas e muitas dessas imagens têm sido publicadas em livros editados pelo CCB, assim como em suportes de divulgação da casa e dos próprios artistas.

O seu conto O Jardim Secreto do Sr. Jacinto foi adaptado ao teatro por Inês F. Tarouca, com a peça O Jardim Secreto da D. Jacinta. Foi também adaptado para o cinema de animação pelo realizador Bruno Caetano com a curta-metragem multipremiada O Peculiar Crime do Sr. Jacinto, com base num argumento escrito pelo realizador e pelo próprio autor.