Ir para conteúdo

Ondjaki

Ondjaki

Nasceu em Luanda, em 1977. Ficcionista e poeta, licenciou-se em Sociologia e é membro da União dos Escritores Angolanos. No ano 2000 recebeu uma menção honrosa no prémio António Jacinto (Angola) pelo livro de poesia Acto Sanguíneo. Participou em antologias internacionais (Brasil e Uruguai) e também numa antologia portuguesa. Co-realizou um documentário sobre a cidade de Luanda (Oxalá Cresçam Pitangas – Histórias de Luanda).

Em 2013, com Os Transparentes, ganhou o Prémio José Saramago, e em 2016, com o mesmo livro, o Prix Littérature-Monde 2016, em França. O seu romance mais recente intitula-se O Livro do Deslembramento.

Conta também com diversos títulos importantes destinados essencialmente a crianças e jovens, como O Convidador de Pirilampos (c/ António Jorge Gonçalves) ou Ynari, A Menina das Cinco Tranças (c/ Danuta Wojciechowska)

Interessa-se pela interpretação teatral e pela pintura (duas exposições individuais, em Angola e no Brasil). Já em Lisboa, fez teatro amador durante dois anos e um curso profissional de interpretação teatral.