Ir para conteúdo

Rui Eduardo Paes

Rui Eduardo Paes

Ensaísta, crítico de música e curador. Com uma dezena de livros publicados em nome próprio (e participações em seis outros de autoria colectiva) sobre vários géneros musicais (jazz, improvisação livre, música experimental, rock alternativo, electrónica, etc.) e temáticas dos domínios da filosofia, da teoria política ou da sociologia, o percurso de Rui Eduardo Paes remonta a mais de 35 anos.

Entre a escrita jornalística (escreveu no Blitz e Diário de Lisboa; actualmente, é editor da revista online Jazz.pt), a programação (como director artístico do Jazz no Parque / Fundação de Serralves ou actividade regular na SMUP – Sociedade Musical UNiãp Paredense) e a promoção (press releases da editora Clean Feed; folhas de sala da Culturgest ou Jazz em Agosto), vem igualmente desenvolvendo actividade como conferencista e formador (história do jazz, história da música contemporânea, jornalismo e crítica musicais) em diversas universidades e escolas. Como artista sonoro, integra ainda o duo Astronauta Desaparecido.

Entre os seus livros mais recentes, encontram-se (todos publicados na Chili com Carne) O Fagote de Shatner e Outros Contos (2019), Anarco-Queer? Queercore! (2016), Bestiário Ilustríssimo II (2015) ou "A" Maiúsculo com Circulo à Volta (2014).