Ir para conteúdo

Sebastião Peixoto

Sebastião Peixoto

Natural de Braga, é licenciado em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes do Porto. Trabalha como ilustrador freelancer, podemos encontrar o seu trabalho em livros de várias editoras como a Planeta, Leya, Porto Editora, Opera Omnia e La Fragatina. Já publicou em vários Fanzines, revistas e Jornais, e participa, regularmente, em exposições colectivas de pintura e ilustração em Portugal e no Estrangeiro.

Em 2012, o livro que ilustrou, Quando eu for…grande, foi nomeado como melhor livro infanto-juvenil pela Sociedade Portuguesa de Autores, e publicado na Colômbia e na China. Em 2014 recebeu uma menção Honrosa no 7º Encontro Internacional de Ilustração de S. João da Madeira. Em 2016 foi selecionado para o Catálogo Ibero-Americano de Ilustração e, em 2017, ganhou um Gold Award na THESIF (The Seoul Illustration Fair).

Entre os muitos livros para crianças que ilustrou podemos citar O Homem da Nuvem Escura, de Inês Vinagre; Um Sonho de Gigante e A Árvore que não Sabia Sentir (de Pedro Sena-Lino); Quando eu for… Grande (Maria Inês Almeida), A Lagarta Serafina (Palmira Martins), O Palhaço Avaria (Pedro Seromenho) ou A Casa da Janela Azul (António Mota), entre muitos outros.

Além dos Livros infantis (e outros, como Histórias Amorais para Crianças e Animais, de João Diogo Zagalo) tem publicado ilustrações na Revista Umbigo e na CRU.

Tem realizado várias exposições dos seus desenhos e pinturas, sendo as mais recentes as colectivas “Sabichão”, na Galeria Dama Aflita (Porto); “Tornado”, na Biblioteca Rocha Peixoto (Póvoa de Varzim); no GNRation (Braga) e What the hell is Bootsbau, na Galeria Bootsbau (em Berlim). É autor de dois blogues: Brufen 600 (http://brufen600.blogspot.pt/) e Ritalina (http://ritalina-sp.blogspot.pt/9, este segundo dedicado aos trabalhos de ilustração infantil.