João Carlos Callixto

Nasceu em 1977. Musicólogo, essencialmente dedicado ao passado mais ou menos recente da Música portuguesa. Em 2005, publicou o livro Na Terra dos Sonhos, uma monografia que reúne a recolha da obra poética de Jorge Palma, complementada pela discografia detalhada e uma recolha exaustiva das participações do músico em trabalhos de outros artistas. E textos para o livro Portugal Eléctrico, uma história ilustrada das primeiras décadas do rock em Portugal. Colaborador de diversas editoras musicais, tem coordenado e/ou escrito as notas para reedições de vários discos portugueses. Em 2010, colaborou na Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX, obra em 4 volumes (Temas e Debates) em que foi também responsável pela pesquisa discográfica.
Foi um dos autores da série documental “Estranha Forma de Vida – Uma História da Música Popular Portuguesa”, transmitida na RTP e nomeada para o Prémio Autores 2012, da SPA. Em 2017, foi membro do júri de sala do Festival RTP da Canção, que levou à vitória de Portugal no Festival Eurovisão da Canção. Actualmente, apresenta o programa “Passado ao Presente” (RDP Internacional) e é autor do programa “Gramofone” (RTP Memória, RDP Internacional), além de colaborar noutros projectos na área dos conteúdos musicais da RTP.
Em 2014 publicou Canta, Amigo, Canta – Nova canção portuguesa (1960-1974), onde aborda o trabalho dos chamados cantores de intervenção, lado a lado com os renovadores da música ligeira portuguesa. Depois disso, fez, em coilaboração com Jorge Mangorrinha, o livro Portugal 12 pts.