Ir para conteúdo

Isaque Ferreira

Isaque Ferreira

Nasceu no Porto, em 1974. É bibliófilo, apaixonado leitor de poesia, e uma das vozes mais assíduas nas ”Quintas de Leitura” do Teatro do Campo Alegre, no Porto. Coordena diversas propostas em que a poesia assume papel cimeiro, destacando-se os ”Ciclos de Música e Poesia” (da Fundação Cupertino de Miranda), a ”Oficina Locomovente da Poesia” (para os Encontros Mário Cesariny), a ”Poesia na Relva” (no Festival de Paredes de Coura) e “três vozes transeuntes nas ruas da poesia” (para o Correntes d’ Escritas, na Póvoa de Varzim).

Integra os colectivos poéticos ”Caixa Geral de Despojos” e ”Stand Up Poetry”, é responsável pelo Laboratório de Poesia “para que alguns a possam amar” e programador do ”REALIZAR:poesia”, evento anual de atitudes poéticas, em Paredes de Coura.

Foi curador das exposições “MIL ANOS ME SEPARAM DE AMANHÃ – viagem ao universo de Mário de Sá Carneiro no centenário da sua morte”, em Paredes de Coura, e “Reencontro com Virgílio Ferreira”, para a Feira do Livro do Porto. Participou nos filmes “Terceiro Pano” (João Filipe Jorge), “Dia de Visita” e “Bicicleta” (Luís Vieira Campos), “As Cartas do Rei Artur”, sobre Cruzeiro Seixas (de Cláudia Rita Oliveira) e “Decrescente” (de Saguenail). Coordenou a investigação e o argumento para o documentário “Laureano Barros – rigoroso refúgio”, é Director artístico de “Biblioteca Vertical – Homenagem a Laureano Barros” e compôs a selecção de poemas para o livro de divulgação científica “ESSES OSSOS”, de Catarina Ginja.