Ir para conteúdo

Gil Dionísio

Gil Dionísio

Artista multidisciplinar auto-didacta, letrista e contador de histórias, multi-instrumentista e showman irremediável. Criador com um leque de propostas que oscilam entre a escrita, o vídeo, o som e a composição para os mais variados media, com foco na música (em especial o violino, voz e piano) e as muitas artes performativas, do teatro à dança.

Fundador de duas editoras e uma promotora, Dionísio multiplica-se nas muitas cores e paisagens das já várias companhias, grupos, bandas e projectos que continuam incessantemente a produzir, há já quase uma década. Com espectáculos regulares em Portugal e fora do país, com destaque para projectos como Criatura (dedicada a uma nova música tradicional portuguesa, profundamente envolvidos com o Cante Alentejano de Serpa), os Pás de Problème ou o trabalho com artistas como o actor Miguel Borges, o encenador João Garcia Miguel ou a coreógrafa Clara Andermatt. Em paralelo, diversas colaborações com músicos diversos, no âmbito da designada Música Improvisada.

Fora do palco existe ainda um vasto trabalho de imagem, de vídeo, de edição, e uma panóplia de letras e textos, com especial destaque à escrita de contos. Nos últimos anos tem vindo a desenvolver várias técnicas e abordagens de criação, estruturação e pensamento sobre o palco, as artes e o ensino. É ainda formador e professor, dedicado a um ensino não-formal, com especial destaque junto da infância e adolescência. Já em 2021 lançou os álbuns Tripa, Contos e Lenga Lendas e Sons de Embalar para Tempos de Guerra.