Ir para conteúdo

Álvaro Domingues

Álvaro Domingues

Nasceu em 1959, é Geógrafo, doutorado em Geografia Humana pela FLUP e Professor Associado da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) nos cursos de mestrado integrado e doutoramento. Membro do Conselho Científico desde 2012. Investigador do CEAU-FAUP (Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da FAUP. É Professor do Mestrado “Projecto do Ambiente Urbano” (FAUP/FEUP) e do doutoramento Arquitetura dos Territórios Metropolitanos Contemporânes, do ISCTE. Lecciona também nas Faculdades de Arquitectura da Universidades de Lisboa, Coimbra e Minho.

Foi colaborador da Porto 2001; Capital Europeia da Cultura, 1999-2000; Professor dos Cursos de Verão da Fundação de Serralves (2005-2008); Professor Convidado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e da Universidade de Granada (2005).

Como investigador do CEAU-FAUP, tem desenvolvido uma actividade regular de investigação com entidades como a Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Ciência e Tecnologia; CCDR-N e CCDRN-C; Junta da Galiza; Erasmus University of Rotterdam-EURICUR; CCCB, Barcelona; École Polytechnique Fédérale de Lausanne; Universidades Federal de S. Paulo e do Rio de Janeiro, bem como com os municípios de Guimarães e Porto, entre muitas outras.

Conferencista, colunista do Público, escreve no jornal electrónico Correio do Porto, no ArchDailly e no Jornal da Universidade do Porto, entre outros.

Entre as publicações mais recentes, encontram-se Volta a Portugal (Contraponto); Porto Património Mundial 20 anos |20 imagens (INCM); Território Casa Comum (FAUP); La Calle de la Carretera (Angel M.), La Calle Moderna en 30 Autores Contemporaneos y un pioneiro (Universidad Tecnica da Cataluña); Vida no Campo (Dafne); A Rua da Estrada (Dafne) ou Paisagem e Identidade: à beira de um ataque de nervos / Landscape and identity: near a nervous breakdown (Ed. Autor), entre vários outros livros, artigos e trabalhos académicos.