Ir para conteúdo

“Espaço Escola” recebe projetos de alunos e professores

“Espaço Escola” recebe projetos de alunos e professores

Os estabelecimentos de ensino da região Oeste foram convidados pela organização do Festival Literário a apresentarem os projetos que têm vindo a desenvolver na Biblioteca Municipal da Lourinhã.

O “Espaço Escola” está a funcionar durante o festival, com o apoio das bibliotecas escolares da região, e vai receber vários projetos desenvolvidos por alunos e professores.

Esta manhã, 4 de maio, a EB 2,3 Dr. João das Regras dinamizou uma atividade relativa à cozinha molecular. Segundo Alexandra Bernardo, bibliotecária da escola, esta atividade inseriu-se no projeto que desenvolvem denominado “Jovens Cientistas do Século XXI”.

Na primeira parte, Alexandra Bernardo e Vanda Ferrão leram a história “O Dia que a Barriga Rebentou”, de José Fanha, seguido de uma demonstração de confeção de comida saudável, através da cozinha molecular, pela professora Cilene Luís.

Ao final da tarde, foi apresentado o projeto “Dinossauros que viveram na nossa terra” do Agrupamento de Escolas do Cadaval. Desenvolvido pela Biblioteca Escolar em parceria com o Museu Municipal do Cadaval e Sociedade de História Natural de Torres Vedras, foi dirigido aos às turmas do 4º ano da EB1 do Cadaval e, posteriormente, aos alunos do 7º e 10º ano do concelho.

A partir da leitura de obras “Doutor Lauro e o Dinossauro”, de Luísa Ducla Soares e “O Caso do Último Dinossauro”, de Mafalda Moutinho, os alunos aprofundaram os seus conhecimentos sobre os dinossauros e sobre a Pré-História.

Houve lugar para palestras, exposições, visitas de estudo e ateliês de simulação do processo de moldagem de fósseis, entre outras atividades. Houve ainda experiências de realidade aumentada (com aplicação Zookazam) e, para os mais velhos, trabalho de campo de investigação.

Fotografias: Rita Chantre