Ir para conteúdo

Desenvolvimento de Competências Cognitivas

Desenvolvimento psicolinguístico
A aprendizagem da leitura e escrita requere a maturidade de determinadas competências que se têm revelado determinantes para o sucesso nestas áreas. Deste modo identificar o mais precocemente dificuldades de leitura e de escrita e atuar na promoção dessas mesmas áreas é de extrema importância. Neste âmbito são trabalhadas as áreas tidas como mais relevantes para que a aprendizagem ocorra da forma mais harmoniosa possível, de acordo com o perfil de cada aluno. Assim a atenção/concentração, a consciência fonológica, a capacidade percetivo-visual e o vocabulário constituem o foco deste tipo de intervenção, que se destina aos alunos do 1º ciclo, sinalizados pelos professores.


Métodos e técnicas de estudo
Aprender a estudar é uma condição fundamental para o sucesso escolar.
Os métodos e técnicas de estudo designam-se como um conjunto de ferramentas dirigidas para a aquisição, compreensão e exposição da informação, privilegiando as estratégias educacionais mais adequadas a cada fase de aprendizagem dos alunos.
Estas estratégias poderão ser aplicadas a qualquer aluno e deverão ser implementadas ao nível da organização, planificação, aquisição e exposição das matérias, criando hábitos de estudo diários.
Estas medidas são fundamentais para o sucesso escolar, bem como para o desenvolvimento de outras competências sociais como a autonomia, autoestima e responsabilidade.

Algumas técnicas de estudo:

  • Planificar o estudo (horários, local e materiais);
  • Tirar apontamentos;
  • Fazer resumos;
  • Elaborar esquemas (mapa mental; mapa conceptual; método Cornell);
  • Realizar trabalhos ou testes;

Fernanda Carrilho (2004); Método e técnica de Estudo; Editorial Presença; 2ª edição (centro de recursos);

Visitas de Estudo
As visitas de estudo são uma estratégia de ensino que mais motivam os alunos, com finalidade pedagógica e didática, dado o seu carácter prático, motivador e permitem aprendizagens in loco. Uma visita de estudo é sempre uma atividade curricular, intencionalmente planeada, com objetivos e conteúdos curriculares disciplinares e não disciplinares

Desta forma, as visitas de estudo promovem competências sociais como as relações interpessoais (entre alunos, professores e outros); desenvolvimento de valores e atitudes de sociabilidade, cooperação, respeito e preservação do património histórico, cultural e natural e, desenvolvimento da capacidade de observação, pesquisa e análise.

Foram delineadas visitas de estudo para os alunos envolvidos no projeto ao:

  • Parque dos Monges em Alcobaça
  • Centro Ciência viva de Constância

Parque dos Monges em Alcobaça
O Parque dos Monges, situa-se perto da cidade de Alcobaça, assenta a sua temática no recriar o modo de viver dos monges da Ordem de Cister. Por outro lado, este complexo une a componente de animação turística a uma atitude fortemente pedagógica ao nível da educação e sensibilização ambiental.

Desta forma, desenvolve os seguintes conteúdos programáticos:

  • Sensibilização ecológica e ambiental;
  • Contacto com animais selvagens;
  • Preservação animal;
  • Compreensão do funcionamento de um ecossistema e a sua importância para a sobrevivência das espécies;
  • O habitat natural;
  • A ação do homem sobre a natureza;
  • Diferenciação das espécies;
  • Fauna e flora fluviais


Os alunos puderam experienciar as diferentes atividades:

  • Tiro com arco;
  • Orientação;
  • Atelier Vida na Aldeia;
  • Atelier de Ciência;
  • Peça de teatro que retrata a época dos descobrimentos intitulada “Infante D. Henrique, Senhor dos Mares e dos Oceanos”

Site do Parque dos Monges em Alcobaça.


Centro Ciência viva de Constância
O Centro Ciência Viva de Constância – Parque de Astronomia – é parte integrante da Rede Nacional de Centros Ciência Viva. Tem como principal missão divulgar a ciência através das diferentes áreas científicas, nomeadamente a astronomia.

O Centro é composto por um edifício principal com auditório, observatório e planetários e vários módulos exteriores (representação do Sistema Solar, carrossel representando o Sol, a Terra e a Lua, um Globo terrestre, uma Esfera Celeste e um Relógio de Sol Analemático).

O CCV de Constância tem uma programação específica para escolas, com atividades relacionadas com os conteúdos programáticos definidos para diferentes níveis de ensino.

Os alunos puderam experienciar atividades:

  • Visita orientada ao Parque de Astronomia;
  • Sessão de planetário.


Site do Centro de Ciência Viva de constância.