História

A Biblioteca Municipal da Lourinhã (BMLOU) nasce no século XX de uma parceria entre a então Rede de Bibliotecas da Fundação Calouste Gulbenkian e a Câmara Municipal da Lourinhã, tendo sido inaugurada a 2 de junho de 1965, com o nome de "Biblioteca Fixa nº 92" da FCG.
Encontrava-se situada na Rua Miguel Bombarda, no 1º esquerdo (edifício já não existente), possuía duas salas, a primeira dedicada à Biblioteca e a segunda aos Serviços Internos. O horário de funcionamento era então de 2ª a 6ª Feira, das 18h00 às 20h00.
Em outubro de 1985, a Biblioteca mudou-se para a Rua António Pinheiro de Andrade, lote 46 R/C, para um espaço maior, que possuía uma sala. O horário foi alargado de 2ª a 6ª feira das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 20h00. A coleção era ainda totalmente composta por livros.
Entre abril de 1991 e maio de 2013, a BMLOU situou-se na Rua João Luís de Moura, inserida no Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira.
Em 2002, a Fundação Gulbenkian terminou as suas funções como entidade responsável pela gestão, aquisição e tratamento técnico dos documentos, tendo acabado com a sua Rede de Bibliotecas Fixas e Itinerantes e respetivos Serviços. Essa tarefa e responsabilidade passou para os Municípios e para a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (organismo da Administração Central). Neste contexto, foram transferidas todas estas responsabilidades para o Município da Lourinhã, mudando, igualmente, o nome de Biblioteca Fixa nº 92 para Biblioteca Municipal da Lourinhã.
No dia 26 de junho de 2013 a Biblioteca Municipal passou para um novo espaço, pensado de raiz que se encontra aberto desde esta data, na atual morada - Rua Miguel Torga.
No organograma da Câmara Municipal da Lourinhã, a Biblioteca Municipal da Lourinhã encontra-se inserida na Coordenação de Intervenção Sociocultural, no Serviço da Biblioteca Municipal.