A Marca
A Origem da Marca
A Lourinhã possui características e particularidades únicas, que permitem a criação de produtos, bens e serviços capazes de diferenciar e elevar a notoriedade do concelho, no contexto nacional e internacional.
Atento a este potencial, o Município gerou os mecanismos conducentes à criação da marca “Lourinhã”, através da qual visa proteger este verdadeiro capital concelhio, depois, potenciá-lo e divulgá-lo.
A marca “Lourinhã”, visa essencialmente a promoção do concelho e produtos / serviços que a ela se associem, transmitindo ao público-alvo a confiança, segurança e qualidade inerentes, gerando valor para os consumidores. Trata-se de um selo de reconhecimento da qualidade e distinção dos serviços / produtos locais.
O Município da Lourinhã é o legítimo e único titular do logótipo da marca “Lourinhã”, registada no INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
Ao Município, cabe a gestão perante o INPI ou qualquer outro organismo competente nesta matéria, junto do qual decida requerer proteção da marca, e/ou instaurar todas as medidas judiciais de defesa da marca, ordinárias e cautelares, contra quaisquer usurpadores, infratores ou contrafatores.
Importância da Marca
A marca desperta uma expetativa no consumidor, um reconhecimento de reputação, uma associação a certos valores e certa conduta.
As marcas representam valor e, os valores devem ser experienciados para serem reconhecidos. É uma oportunidade de servir diversos segmentos de mercado, de lançar diversos produtos no mesmo mercado, de alargar o âmbito dos produtos da marca.
Vantagens do Co-Branding
O Co-Branding (associação de marcas) permite, entre outras vantagens:
- Entrar em novos e diferentes mercados;
- Criar mais valor para o cliente;
- Criar / aumentar fidelidade e lealdade à marca
- Redução dos custos de marketing
O Município fomenta e apoia ações de promoção aos distinguidos com o uso da marca.