Ir para conteúdo

O Papel da Mulher

O Papel da Mulher

No âmbito do projeto "A Lourinhã na Grande Guerra. O impacto da I Guerra Mundial na História da Lourinhã” foi selecionado um interessante documento alusivo à participação feminina no esforço de guerra.

Correspondência recebida da Comissão Feminina «Pela Pátria», em 1915-02-14 , solicitando apoio à Câmara Municipal da Lourinhã na campanha de propaganda e mobilização das senhoras, para angariação de donativos e trabalhos em benefício dos soldados portugueses que partiram para a guerra. O documento reflete sobre a missão e a importância das mulheres nos países em guerra, em especial França e Portugal. (Documento em anexo)
Fonte: Arquivo Municipal da Lourinhã

SABER +
A Comissão Feminina «Pela Pátria» foi criada em 1914 pela iniciativa de Ana Castilho, Ana de Castro Osório, Antónia Bermudes e Maria Benedita Mouzinho de Albuquerque Pinto para prestar assistência aos soldados mobilizados. Foi uma das primeiras instituições organizadas em Portugal com o objetivo de mobilizar as mulheres para o esforço de guerra. Neste contexto, nasceram duas igualmente importantes: o Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas e a Cruzada das Mulheres Portuguesas.

Bibliografia: LOUSADA, Isabel "Pela Pátria, A Cruzada das Mulheres Portuguesas (1916-1938)", XIX Colóquio da História Militar - 100 anos de regime republicano: políticas, rupturas e continuidades, Comissão Portuguesa de História Militar - Ministério da Defesa Nacional, 2011.