Ir para conteúdo

Arquivo Municipal

Arquivo Municipal

História
Em março de 1218, D. Afonso II confirma a Carta de Foral dada ao povo da Lourinhã por D. Afonso Henriques como compromisso de honra previamente assumido com D. Jordão pelo facto deste último ter colaborado na conquista de Lisboa aos Mouros.

As origens do Arquivo Municipal da Lourinhã coincidem com a fundação do próprio concelho, sendo constituído por documentação que reflete o desenvolvimento das atividades quotidianas da comunidade lourinhanense ao longo da história.

Porém, os documentos mais antigos existentes no Arquivo Municipal da Lourinhã remontam apenas à década de 1860, reinado de D. Luís. Em virtude da revolta popular de 5 de janeiro de 1868, os arquivos públicos do município da Lourinhã foram saqueados e queimados.

Missão, Visão e Valores
A Missão do Arquivo Municipal é prestar serviços de gestão e pesquisa documental e fornecer, com celeridade, a informação solicitada por todas as entidades, públicas ou privadas.

A Visão do Arquivo Municipal é implementar as melhores práticas de gestão integrada da informação organizacional, orientadas para o cidadão, num esforço de melhoria contínua, com vista à satisfação e superação das suas expectativas de qualidade, com objetivos de eficácia e eficiência.

O Arquivo Municipal pauta-se por uma cultura organizacional inspirada por um conjunto de Valores partilhados por todos os trabalhadores da autarquia, nomeadamente:

  1. Ética;
  2. Transparência;
  3. Cooperação;
  4. Qualidade;
  5. Inovação.

Localização:
Estrada da Atalaia
Centro Empresarial Águas de Mouro
Pavilhão C

Horário:
De segunda a sexta-feira, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Contactos:
Praça José Máximo da Costa
2534–500 Lourinhã
Telefone: 261410163
Email: arquivo@cm-lourinha.pt